Quantas pessoas viram seus stories? Quantas clicaram nos links? Quantas deram reply? Aposto que você adora espiar se as suas publicações estão mandando bem! Mas, mais que mera curiosidade, essas perguntas ajudam a montar o relatório dos Stories do Instagram.

Não basta criar um layout lindão e caprichar nos textos dos stories. O social media precisa provar que a produção do conteúdo realmente deu resultado para a marca.

Mas sabemos que mostrar isso aos seus clientes é um desafio. É preciso entender o que dizem as métricas do Instagram, selecionar os dados que realmente importam e fazer uma apresentação de resultados que informe e encante.

Ok, não é tarefa fácil, mas a gente vai te ajudar! Neste post, você saberá onde encontrar as métricas de Stories no Instagram, o que elas querem dizer e como montar um relatório perfeito para os seus clientes.

Vem com a gente!

Como visualizar as métricas do Instagram Stories?
Você tem um perfil no Instagram e não consegue encontrar a parte de análise de dados? Ok, então vamos começar por aí!

Primeiramente, você precisa migrar para um perfil comercial. A rede social oferece relatórios no Instagram Analytics, mas apenas para as contas business. Essa ferramenta informa as métricas de stories que você precisa para avaliar seu desempenho e montar seus relatórios.

Você pode acessar essas informações de diferentes maneiras:

No próprio story
Você pode ir até a publicação enquanto ela estiver ativa, deslizar a imagem para cima e clicar no ícone do gráfico em barras. Porém, aqui você só visualiza dados de posts individuais. Essa opção só está disponível no app mobile e pode ser acessada nas 24h em que ele fica no ar.

Em Informações
No seu celular, acesse o menu no canto superior direito e clique em Informações (ou Insights, em inglês). Lá estão todas as métricas da sua atuação no Instagram.

Os dados sobre os Stories estão divididos em três abas:

  • Conteúdo: para informações sobre cada post individual;
  • Atividade: para informações sobre a conta em geral
  • Público: informa sobre o perfil dos seus seguidores.
  • Essa opção também só está disponível no app mobile. As informações ficam disponíveis por 14 dias após a data da publicação.

No Creator Studio
Se você prefere visualizar os dados no desktop, pode ainda utilizar o Creator Studio. Na barra superior, clique no ícone do Instagram, é preciso ter a conta integrada. Então, acesse a Biblioteca de Conteúdo para ver os dados dos stories.

Aqui, você pode visualizar os dados sem a limitação de 14 dias, mas a ferramenta só traz as métricas básicas, Sem detalhamentos como respostas a enquetes e outras figurinhas.

Qual é a diferença entre alcance e impressões no Instagram Stories?
Antes de mostrar quais métricas você deve olhar no Instagram Analytics, vamos esclarecer uma dúvida muito comum do social media: a diferença entre alcance e impressões.

  • Alcance é o número de contas únicas que viram os seus stories;
  • Impressões é o número total de vezes que os seus stories foram exibidos.

Portanto, se uma única conta visualizou cinco stories, você alcançou 1 pessoa, mas teve 5 impressões. Por isso, as impressões tendem a ser sempre maiores que o alcance, mas o contrário não acontece – ou, pelo menos, não deveria acontecer.

Quando você acessa os dados de “Descoberta” ou de cada Story em “Conteúdo”, essas métricas estão lá. Mas o que elas querem dizer?

Um número grande de alcance pode significar que você está atingindo mais pessoas, em vez de impactar um mesmo usuário várias vezes. Por outro lado, se a quantidade de impressões é alta, é sinal de que os seus stories estão gerando bastante interesse!

O ideal é que as duas métricas cresçam juntas. Mas, se você perceber que elas estão caindo, talvez seja hora de repensar a sua estratégia de conteúdo.

Além disso, você pode cruzar essas métricas com o a contagem de seguidores. Assim, você identifica o percentual do seu público que está assistindo aos seus stories.

Quais métricas devem ser analisadas nos Stories do Instagram?
Agora sim vamos falar sobre as métricas. Você precisará passar por elas e entender o que elas dizem para montar o seu relatório de Stories do Instagram. São elas que vão provar que o seu conteúdo está trazendo bons resultados para os seus clientes!

Perceba que a importância das métricas para o seu relatório vai depender dos objetivos da sua estratégia (engajamento, alcance, tráfego, seguidores etc.). As métricas específicas para cada objetivo apontarão se você está no caminho para atingi-los.

A seguir, vamos ajudar você a perceber o que elas dizem!

Na aba de “Conteúdo”, os dados sobre os Stories estão divididos em duas categorias: “Interações” e “Descoberta”. Veja agora quais métricas você pode visualizar em cada categoria e como interpretá-las.

Interações
As Interações mensuram as ações que os usuários executam quando veem seus Stories. Esses dados mostram que as pessoas não apenas viram os posts, mas também tomaram alguma ação depois da visualização. Então, se o seu objetivo é gerar engajamento, fique de olho nestes dados!

Visitas ao Perfil
A partir do Story, a pessoa pode clicar para ver o perfil. Talvez ela queira conhecer melhor a marca, buscar mais informações, ver outros conteúdos ou começar a seguir o perfil, caso ainda não siga. Então, é sinal de que o seu conteúdo conseguiu despertar interesse!

Cliques no Site
Depois de visitar o perfil, o usuário também pode clicar no link do site que está na bio. Os “Cliques no Site” são um sinal forte de engajamento, já que o usuário dá mais um passo para se informar sobre a marca ou até comprar um produto.

E se, além de engajar, os stories também querem gerar tráfego, ponto para você!

Email, Ligar, Mensagem, Como Chegar etc.
Além de clicar no link da bio, o usuário também pode clicar nos botões de CTA do perfil (enviar email, fazer ligação, enviar mensagem, saber como chegar etc.).

Essas interações demonstram um interesse em entrar em contato com a marca, o que provavelmente significa que o usuário está mais avançado na jornada de compra.

Cliques no Link
Se você inseriu um link no Story – função habilitada apenas para contas verificadas ou com mais de 10 mil seguidores – os “Cliques no Link” mostram quantos usuários clicaram nele.

Aqui você também tem dados de geração de tráfego e um forte indicativo de engajamento com o conteúdo, já que ele motivou o usuário a acessar uma página externa para saber mais.

Compartilhamentos
Compartilhamentos acontecem quando o usuário clica no ícone do aviãozinho de papel e envia o Story para outras pessoas. Ao fazer isso, ele está dizendo: “ei, olha isso aqui!”, “acho que você vai gostar” ou “acho que você deveria saber disso”. Então, é sinal de que o conteúdo é tão bom que merece ser espalhado!

Toques em Figurinhas
Se você incluiu figurinhas (hashtag, menção, localização, produto, perguntas, enquete etc.), os Toques em Figurinhas mostram quantas interações elas geraram. Assim você pode identificar quão relevantes elas foram para os usuários.

Respostas
Respostas talvez sejam o maior sinal de engajamento dos usuários, já que mostram sua disposição em conversar com a marca, o que é essencial no marketing de relacionamento. Mas as respostas também precisam de uma análise qualitativa, para saber se foram positivas ou se trouxeram críticas e reclamações.

Descoberta
Os dados de “Descoberta” mensuram quantas pessoas veem os seus Stories e como encontram eles. Portanto, eles estão relacionados ao poder de alcance da publicação, mais do que o engajamento. Estas são as principais métricas que você pode ver nessa categoria:

Contas alcançadas
Como já explicamos, o “Alcance” mostra quantas pessoas visualizaram seus stories. Mesmo que um usuário tenha visualizado os stories mais de uma vez, ele conta apenas como 1 pessoa alcançada. Esse é o número que você vê em destaque na seção “Descoberta”.

Impressões
Já as “Impressões” dizem quantas vezes seus stories foram exibidos, mesmo que tenha sido para uma mesma pessoa.

Nesta métrica, o Instagram Analytics informa ainda quantas impressões aconteceram na página inicial do usuário, no perfil da marca ou ainda na aba “Explorar”, quando o usuário pesquisa por uma hashtag ou localização que está marcada no seu post. Assim você identifica de onde o público está vindo.

Fica a dica: quando você usa figurinhas, especialmente de hashtags e localização, seus stories têm mais chances de aparecer no Explorar e, assim, fazer novos usuários descobrirem a marca. Se utilizar hashtags em alta, mais chances ainda!

Seguidores
Essa métrica mostra quantas pessoas começaram a seguir o perfil depois de ver o Story. Se você tem o objetivo de aumentar a sua base de seguidores, esse é o dado mais importante! Você consegue identificar quais posts trouxeram mais seguidores e investir mais nesse tipo de conteúdo.

Navegação
A “Navegação” mensura como os usuários estão navegando pelos seus Stories. Estas são as ações que eles podem executar:

  • Toques para avançar (toque no lado direito): número de vezes que os usuários pularam para o próximo Story.
  • Toques para voltar (toque no lado esquerdo): número de vezes que os usuários voltaram para o Story anterior.
  • Próximo Story (deslizar para a esquerda): número de vezes que os usuários pularam para o Story da próxima conta.
  • Toques para sair: número de vezes que os usuários tocaram na tela para sair dos Stories.
  • Analisar esses dados é bom para saber o que está gerando interesse ou não e investir no que funciona melhor.

Quando muitos usuários pulam para o Story da próxima conta, talvez seja sinal de que o seu conteúdo está chato. Toques para sair também podem indicar isso, mas também podem contabilizar usuários que simplesmente cansaram de navegar nos Stories ou deslizaram para cima para acessar o link que você incluiu.

Um bom número de toques para voltar pode significar que o conteúdo era tão bom que precisava ser visto mais de uma vez, talvez valha a pena colocá-lo nos Destaques. Mas também podem indicar que o post estava confuso e precisava ser lido novamente.

Já os toques para avançar podem significar que o conteúdo está interessante, mas que o usuário simplesmente quer passar mais rápido. Mas talvez os Stories estejam muitos lentos ou desinteressantes mesmo…

Portanto, perceba que não dá para analisar os indicadores de navegação cegamente. Parece que eles dizem uma coisa, mas podem dizer outra. É preciso analisar cada conteúdo e combinar com outros indicadores de engajamento para entender o que funcionou ou não.

Clique aqui e leia mais.

Fonte: Mlabs

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