Descubra como extrair, analisar e mensurar os dados com o auxílio dessa aplicação nativa do Instagram

Instagram Analytics é uma funcionalidade nativa do Instagram, através dela é possível ter acesso às métricas das principais publicações (alcance, impressões, engajamento, comentários e outros dados) e mensurar o seu desempenho na plataforma. Dessa forma você conseguirá provar a sua performance.

A análise de KPIs e métricas nas redes sociais é um dos recursos mais poderosos para que você possa tornar as suas estratégias cada vez mais efetivas. É verdade que isso vale para o Marketing Digital como um todo, mas nas mídias sociais, muitas vezes, as empresas não sabem que têm os dados de que precisam facilmente acessíveis.

Para iniciar um trabalho de análise de dados nas suas contas, não é preciso ter um software complexo ou pagar por um produto que puxe essas informações. Na grande maioria das vezes, já há uma funcionalidade nativa dentro dos aplicativos. É o caso do Instagram Analytics (Instagram Insights)!

Com o uso dessa super funcionalidade, você poderá ter acesso às métricas das suas principais publicações (alcance, impressões, engajamento, comentários e outros dados) e mensurar o seu desempenho na plataforma. Com esses insights você conseguirá provar a sua performance.

Como acessar o Instagram Analytics?
Você pode ter acesso ao Instagram Analytics na palma da sua mão. Isso mesmo: ele está disponível apenas no aplicativo mobile. Além disso, a funcionalidade é liberada apenas para os perfis business (contas comerciais e criadores de conteúdo).

Se você ainda não fez a migração de um perfil pessoa para um de negócios, nós já ensinamos como ter um perfil business no Instagram aqui no blog. Com todas as configurações ajustadas – que são bem simples de fazer, aliás – você já está elegível para acessar as suas métricas pelo celular.

No menu direito superior, é só clicar na aba “Informações”.

Quais são as principais análises do Instagram Analytics?
Visão geral
Nessa aba, você consegue acessar as principais informações sobre as suas publicações, stories e promoções (publicações promovidas dentro da plataforma).

Na aba “Publicações”, você conseguirá extrair o máximo de informações sobre todas as suas postagens, contando com 3 tipos de filtros:

Por período:
7 dias
30 dias
3 meses
6 meses
1 ano
2 anos

Por tipo de publicação:
Todos
Fotos
Vídeos
Publicações em carrossel
Publicação de compras

Por tipo de interação:
Alcance
Cliques no link
Cliques no site
Começaram a seguir
Como chegar
Compartilhamentos
Curtidas
Emails
Envolvimento
Impressões
Ligações
SMS
Salvamentos
Visitas ao perfil

Com todos os filtros selecionados, as publicações serão exibidas em um ranking de desempenho. É importante lembrar que os dados estão disponíveis no aplicativo com um limite de até dois anos da data de publicação.

Já na aba “Stories”, você também consegue filtrar as informações por data (até 14 dias da data de publicação). Também é possível filtrar por tipo de interação, nas categorias abaixo:

Alcance
Cliques no link
Cliques no site
Começaram a seguir
Como chegar
Compartilhamentos
Emails
Encaminhamentos
Impressões
Ligações
Próximo story
Respostas
SMS
Saídas
Visitas ao perfil
Voltar

Como o prazo dos dados disponíveis ainda é limitado, é importante que sejam feitas anotações externas, como a utilização de uma planilha de métricas ou até mesmo um relatório semanal e mensal com esses dados.

Outra forma é a utilização de uma plataforma externa de análise de dados para redes sociais. Atualmente existem diversas plataformas pagas e gratuitas que você pode utilizar para manter essas informações por mais tempo e conseguir analisar esses dados a longo prazo.

Atividade
Nesse módulo são exibidas as principais métricas resumidas nos últimos sete dias, como alcance e impressões totais e o número total de interações.

Um cálculo simples que pode ser feito com essas informações é a Taxa de Engajamento, assim você consegue verificar o quanto seu público está se relacionando com as suas publicações:

Alcance total / Nº de Interações = Resultado x 100 (Taxa de engajamento %)

Com essa taxa você conseguirá acompanhar a evolução do engajamento na sua conta de uma forma facilitada e rápida.

Público
Em Público você encontrará as principais segmentações dos seus seguidores:

Crescimento de público (Novos seguidores vs. Seguidores perdidos) e um gráfico atualizado dos últimos 7 dias com esse crescimento líquido;
Dados demográficos;
Faixa etária;
Gênero;
Principais horários em que seus seguidores estão no Instagram.
Essas informações são importantíssimas para que você conheça o seu público e fortaleça as suas estratégias!

Quais as vantagens de usar o Instagram Analytics?
Um dos maiores benefícios de transformar sua conta em um perfil empresarial é justamente a possibilidade de acompanhar os resultados gerados pelas suas publicações. Como você viu no post, é possível desde descobrir quantas pessoas visitaram o seu perfil nos últimos sete dias até checar dados como alcance dos seus posts e impressões dos seus stories.

Agora você já está apto para usufruir de todas as métricas disponíveis no Instagram Analytics. Também aprendeu como usá-las para auxiliar o seu planejamento de conteúdos nas redes sociais.

Fonte: Resultados Digitais

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