Quem faz anúncios no Facebook sabe que a rede social não permite mais de 20% de texto em uma imagem de anúncio. Essa regra é antiga e, assim que surgiu, partiu o coração de muitos profissionais de marketing.

Mas, embora os anunciantes expressem sua frustração com essa limitação de texto na imagem, o Facebook manteve o seu posicionamento afirmando que os anúncios de melhor desempenho incluem imagens com pouco ou nenhum texto, razão pela qual eles implementaram a “regra dos 20%”.

Então, se você pretende veicular anúncios no Facebook ou no Instagram (afinal, ambos são filhos do mesmo pai ) não basta criar qualquer coisa e pagar pela divulgação, você precisa se enquadrar nas diretrizes.

E para que você tenha menos chances de ter seu anúncio rejeitado, o Facebook criou a ferramenta Facebook Text Overlay – melhor amiga de todo social media – que informa exatamente quanto texto tem na sua imagem.

Continue com a gente e saiba mais sobre ela!

O que é o Facebook Text Overlay?
Para manter a timeline dos usuários limpa e oferecer uma boa experiência mesmo com as publicações e links patrocinados, Mark Zuckerberg limita a quantidade de textos contidos em uma única imagem. A contabilização não é feita por caracteres ou palavras, mas pelo espaço que os textos ocupam em uma mesma peça.

Antigamente a ferramenta tinha grades para facilitar o cálculo do percentual, mas dependia muito da percepção visual da pessoa e da posição do texto sobre a imagem.

Hoje o usuário precisa apenas fazer o upload da imagem do anúncio e a ferramenta informará se ela se encaixa ou não nos padrões exigidos peça rede social.

Outra mudança é que, anteriormente, os textos não podiam ultrapassar 20% do espaço da imagem. Agora, há apenas uma redução do alcance de acordo com a quantidade de texto.

Como descobrir se o seu anúncio será aprovado pelo Facebook?
Será que meu anúncio tem menos de 20% de texto? Como faço para medir essa proporção? Todo tipo de anúncio está sujeito a essa regra?

Bom, vamos por partes e você vai entender como tudo funciona.

Anúncio com sobreposição de texto ok
Esse é o tipo de anúncio ideal, com pouca sobreposição de texto (menos de 20%). Estes anúncios são aprovados rapidamente pela ferramenta de análise do Facebook.

Além disso, terá um alcance potencializado por atender às boas práticas da plataforma.

Anúncio com sobreposição de texto baixa
Aqui o designer foi um pouco displicente e colocou mais do que 20% de texto na imagem.

Por isso, o Facebook pode diminuir o alcance do anúncio. O ideal seria diminuir o tamanho da fonte, colocar menos texto ou excluir o logotipo. Quanto menos texto, melhor lembra?

Anúncio com sobreposição de texto média
Nesse caso o seu anúncio já está na corda bamba. Ele ainda será veiculado, mas vai alcançar menos pessoas, já que possui bastante texto sobrepondo a imagem. A sugestão é a mesma do tópico anterior.

Anúncio com sobreposição de texto alta
Aqui não tem jeito! O designer perdeu a mão, encheu de texto na imagem e o Facebook PODE não veicular o seu anúncio.

Como assim pode não veicular?

É isso mesmo, a rede social não afirma que o seu anúncio será barrado, mas normalmente é isso o que acontece: ele será rejeitado ou alcançará quase ninguém e não é isso que você quer, né?

Como usar o Facebook Text Overlay?
Veja o passo a passo de como utilizar o Facebook Text Overlay para poupar o seu tempo na criação de peças e campanhas.

1. Crie sua imagem
Com o auxílio de um editor de imagens, crie o criativo do seu anúncio que será impulsionada.

Dica amiga: você pode utilizar o mLabs Studio para criar artes nos formatos específicos das redes sociais com mais facilidade

Lembre-se de considerar o formato utilizado. Em postagens regulares, por exemplo, o tamanho recomendado é de 1200 x 628 px. Já em carrosséis, é de 1080 x 1080 px. Nesta página você confere todos os tamanhos de imagens e vídeos para redes sociais.

Outra dica é: tente utilizar a menor quantidade de espaço possível, considerando a fonte e o tamanho dela. Se for necessária uma mensagem maior, ela poderá ser inserida na área de texto do anúncio.

Se a logomarca tiver caracteres, ela também será considerada como texto, o que dificulta as ações.

2. Acesse a ferramenta
A ferramenta de sobreposição de texto do Facebook é online e gratuita. Ela pode ser acessada por meio de um navegador, clicando neste link. Você não precisa estar logado na rede social para realizar essa ação.

3. Faça o upload da imagem
Clique no botão “Enviar” e selecione nos arquivos do seu computador a imagem que você deseja patrocinar. Aguarde alguns instantes enquanto a ferramenta faz a análise da peça.

O tempo pode variar de acordo com o tamanho do arquivo. A seguir, serão exibidas informações sobre a veiculação da imagem selecionada em um anúncio no Facebook Ads.

4. Analise os resultados
A ferramenta pode chegar a 4 diagnósticos diferentes com relação ao texto nas imagens, como já citamos anteriormente. Quanto mais texto tiver, menor será o alcance.

Nesse último caso, ainda existe a chance de as suas campanhas serem veiculadas, mas há um risco. Isso porque serão analisadas pela equipe interna do Facebook antes de serem aprovadas.

5. Repita o processo com outras imagens
Você não precisa abrir novamente a ferramenta para verificar outras imagens. Para isso, basta clicar novamente em “Enviar”, selecionar um novo arquivo e o diagnóstico será apresentado na sequência.

6. Verifique se o seu anúncio se qualifica como exceção
O Facebook tem algumas exceções para as regras de texto sobre imagens. Esses casos abrem um espaço maior para a utilização de caracteres. Alguns casos são:

capas de livros e revistas;
capas de CDs;
imagens de produtos;
jogos;
cartazes de eventos e filmes;
quadros;
infográficos.
Dicas extras
Logotipos baseados em texto também podem ser considerados texto, independentemente do tamanho ou alinhamento;
Marcas d´água também são consideradas como texto;
Números também são considerados como texto;
Ao fazer anúncios em carrossel, todas as imagens são verificadas. Se apenas uma dela conter texto demais, o anúncio todo é prejudicado;
As miniaturas dos anúncios em vídeo também são verificadas e devem seguir estas regras.

7. Crie sua campanha
Agora, é chegado o momento de organizar a campanha. Utilize o Gerenciador de Anúncios do Facebook para ajustar suas configurações antes e durante a execução.

Ao enviar os anúncios para serem veiculados, você poderá receber uma notificação sinalizando que há texto demais nas imagens.

Se você seguiu as regras anteriores, pode solicitar uma verificação manual para a equipe do Facebook por meio do botão “Solicitar análise manual”. Dessa vez, uma pessoa será responsável pelo diagnóstico.

Não esqueça que esta é apenas uma das características importantes para um anúncio atraente. Existem outros pontos que você precisa levar em conta, como a segmentação do público, orçamento, objetivos de campanha, dentre outros detalhes.

Fonte: MLabs

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