A geração de leads é uma atividade fundamental para quem quer fazer pesquisa de mercado, coletar feedback de clientes ou, até mesmo, aumentar as conversões de vendas.

Se o seu objetivo é um desses, saiba que o Facebook Lead Ads é uma ótima solução para o seu negócio.

É claro que existem diversas formas de capturar leads na Internet, mas uma das mais interessantes que você pode consolidar é através do bom e velho – mas não ultrapassado – Facebook!

Neste post, vamos falar não só sobre o que é Facebook Lead Ads e suas vantagens, mas também como você pode criar uma campanha de sucesso utilizando essa solução.

Segue a leitura para saber mais!

O que são os Facebook Lead Ads?
De maneira resumida, os Facebook Lead Ads são formulários personalizáveis, promovidos dentro do Facebook para captação de leads.

Esses formulários permitem que você capture detalhes dos potenciais clientes enquanto oferece uma oportunidade de conexão em troca, como assinaturas de newsletters, inscrição em concursos, entre outros.

Os formulários são veiculados como anúncios dentro do Facebook, sendo exibidos para um público segmentado, que você mesmo define com base nos seus objetivos de marketing.

Quando alguém clica no seu anúncio, o formulário é pré-preenchido automaticamente com informações fornecidas pelo usuário ao próprio Facebook, tornando o processo de preenchimento mais rápido e prático.

O restante pode ser concluído em poucos cliques ou toques – já que os anúncios de leads são otimizados para os dispositivos móveis –, assim, aumentando as chances de sucesso do cadastro!

Os Facebook Lead Ads são diferentes das campanhas de mídia tradicionais, o foco deles – como o nome já indica – é na geração de leads e não existe nenhum outro objetivo de campanha atrelado ao processo.

E ainda tem mais, os leads gerados podem ser sincronizados diretamente com o sistema de CRM da sua empresa ou baixados como um arquivo .CSV. O que facilita muito o processo de nutrição e acompanhamento dos leads, essencial para o fechamento do negócio.

Quais as vantagens dos anúncios de Leads no Facebook?
Confira as vantagens em investir nos anúncios para geração de leads no Facebook.

Obter números exatos nos relatórios do Facebook
Se você tem experiência com a veiculação de anúncios de Conversão no Facebook, provavelmente sabe o quão difícil é obter dados exatos nos relatórios.

Os dados de leads no relatório do Facebook, muitas vezes, não batem com os leads efetivamente gerados, mesmo com os pixels instalados corretamente.

Com o Facebook Lead Ads esse problema está resolvido!

Afinal, por ser um formulário da própria rede social, é mais fácil de acompanhar e registrar os dados no relatório, o que possibilita análises mais precisas e assertivas sobre a performance das suas campanhas.

Melhorar a usabilidade do cliente
Essa é uma das maiores vantagens do Facebook Lead Ads!

Para preencher o formulário, o usuário não precisa nem sair da plataforma em que está logado, o que torna o processo muito mais prático de ser realizado, assim proporcionando uma melhor experiência para o usuário.

Além disso não podíamos deixar de falar do preenchimento prévio de algumas informações que o Lead Ads permite aos usuários.

E como é possível “pular” algumas etapas, o preenchimento do formulário ficar mais rápido e menos cansativo para o usuário, reduzindo as chances de que ele saia no meio do processo ou pior, nem comece a preencher!

Personalizar os campos do formulário
Apesar de não ser tão livre quanto uma Landing Page, no Facebook Leads Ads você tem flexibilidade para personalizar o formulário, ou seja, pode adicionar campos diferentes para garantir todas informações que precisa.

Fazer integrações com outros softwares
Por fim, com o uso das APIs do Facebook, você consegue fazer integrações com diferentes softwares para ter uma estratégia ainda mais integrada e eficiente, como softwares de CRM que falamos nos tópicos anteriores.

Mas nem tudo são flores, não é mesmo?

O lead ads do Facebook também tem suas desvantagens, confira algumas delas:

personalização dos campos limitada;
impossibilidade de editar formulário já salvos;
limitações de design;
limitações no posicionamento de um anúncio do tipo, que só pode ser exibido no Feed do Facebook.
Como criar uma campanha de Lead Ads?
Agora que você já sabe das vantagens, desvantagens e como funciona a solução, vamos à prática!

Veja abaixo o passo a passo para criar sua campanha de Lead Ads no Facebook Ads:

1 – Acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook;

2 – Clique em “Criar” para começar a criação de sua nova campanha;

3 – Como objetivo selecione a opção “Geração de Cadastros”;

4 – Defina seu tipo de orçamento e o valor para a campanha;

5 – Selecione a página do Facebook que utilizará para a veiculação;

6 – Escolha o público para o seu anúncio ou crie um novo público;

7 – Selecione o formato de anúncios em que deseja apresentar o botão para gerar o lead (pode ser um carrossel, imagem, vídeo ou apresentação multimídia);

8 – Um pouco mais abaixo da tela, você vai chegar na parte de criação do formulário, clique em “Novo Formulário”;

9 – Personalize as informações do formulário, nesta parte é preciso de mais atenção, veja as opções:

tipo de formulário: escolha entre um formulário mais rápido de se preencher ou com uma verificação para validação das informações do usuário;
apresentação: selecione a imagem que deseja exibir no formulário, título e a mensagem de introdução;
perguntas: coloque as perguntas que deseja fazer o tipo de informações que quer coletar do usuário;
privacidade: insira um link para a política de privacidade da empresa;
conclusão: por fim, crie uma mensagem de conclusão do preenchimento e agradecimento.
Após configurar toda sua campanha, basta começar a veicular o anúncio que leva ao preenchimento do formulário!

Prático e rápido de fazer, como falado anteriormente, o Lead Ads pode constituir uma fonte valiosa de leads se usado corretamente.

Agora que você viu como criar sua campanha de Lead Ads, confira 8 dicas para ter sucesso com suas campanhas e gerar ótimos resultados.

8 dicas para ter sucesso com Facebook Lead Ads
Pronto para começar? Então, confira oito dicas que funcionam para gerar mais leads dentro do Facebook.

Ofereça algo em troca dos dados
O princípio de reciprocidade se aplica muito bem em anúncios no Facebook, principalmente quando você solicita informações aos usuários.

Não se assuste com o nome, o princípio é muito simples e consiste basicamente em oferecer algo em troca dos dados que está pedindo aos usuários.

Dessa forma, as chances do usuário fornecer os dados aumentar bastante. Veja algumas opções de incentivos para que o usuário se sinta mais confortável em preencher os seus formulários:

ofereça um material de qualidade pelo lead, como um e-book exclusivo ou apresentações, PDFs e outros formatos com conteúdos valiosos para o público;
ofereça descontos e voucher exclusivos da sua loja online ou física para quem preencher o formulário;
ofereça demonstrações do produto como amostras ou períodos de avaliação gratuita em um serviço online, por exemplo;
disponibilize a pré-venda de um produto para quem preencher o formulário.
Seja claro sobre a sua oferta
Para evitar desconfianças e desistências no meio do caminho, sempre deixe seu usuário 100% informado sobre a oferta.

Logo no início do formulário há um campo para introdução. É recomendado preenchê-lo com mais informações sobre a oferta, para que o usuário fique a par do que receberá em troca dos seus dados.

Explore também o potencial das imagens no formulário, por mais simples que pareça, elas exercem forte impacto na conversão e podem ser um diferencial!

Escolha o conteúdo e os formatos certos
O clássico dilema em relação a qual formato de anúncio utilizar também é válido para os formulários.

Além do formulário em si, você deve se preocupar com o tipo de anúncio que utilizará para divulgá-lo, afinal, não adianta ter o melhor formulário se o seu usuário nem vai chegar até ele!

Por isso, invista em um bom conteúdo para o anúncio, com imagens/vídeo atrativos e mensagens que chama a atenção do usuário.

Um formato ideal para o preenchimento de formulário é a imagem única, que mantém a simplicidade com apenas uma imagem e CTA (chamada para ação) e, ao mesmo tempo, pode ser poderoso, se bem utilizado.

Mantenha seu formulário fácil de preencher
Dica importante: não encha seu usuário de perguntas!

Lembre-se de que após o primeiro contato, você tem outras possibilidades para pegar mais dados desse usuário no futuro.

Portanto, faça apenas as perguntas necessárias para o usuário, que realmente são relevantes para um primeiro contato.

Quanto mais perguntas você fizer, maior é a chance do potencial lead se cansar e desistir de preencher o formulário.

Pense como os usuários, você também não gostaria de ficar preenchendo informações sem saber quando os campos vão acabar, não é mesmo?

Faça perguntas precisas para o público
Como abordado no tópico anterior, é importante fazer perguntas precisas, que vão direto ao ponto e não deixam a resposta em aberto.

Limite as opções e, procure variar entre perguntas de múltipla escolha, condicionais e de resposta curta, que mudam conforme a resposta anterior do usuário.

Lembre-se que, neste caso, quanto mais simples e direto, melhor!

Caso as opções do Facebook de perguntas não te agradam, você pode criar suas próprias perguntas personalizadas, para ser mais assertivo.

Segmente o público que você quer atingir
Essa parte é superimportante para que a sua campanha dê certo!

Segmentar o público não é uma tarefa fácil. Você precisa conhecer bem o público-alvo da marca para escolher as opções certas de segmentação e não errar na hora de divulgar a campanha.

Lembre-se de que um simples erro na idade ou localização da segmentação pode ser decisivo para o desempenho da campanha.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de audiência para escolher a mais adequada ao seu cenário:

Públicos semelhantes: tendo como referência seus clientes atuais, esse tipo de segmentação procura por usuários com perfil similar à eles, ampliando o alcance para novos potenciais leads
Perto de você: essa segmentação é ótima para negócios locais, que visam gerar a marcação de uma demonstração de seu serviço ou agendamento de consulta, por exemplo. O anúncio será divulgado para usuários que estão próximos de suas lojas, sendo mais assertivos e eficazes para empresas com lojas locais
Públicos personalizados: os públicos personalizados são aqueles mais específicos, que costumam ter maiores chances de conversão mas, ao mesmo tempo, alcance mais limitado. Você pode segmentar por informações específicas como assinantes de uma newsletter ou leads que já interagiram com seu site, por exemplo
Tenha um bom plano de acompanhamento
Aqui vai mais uma dica valiosa: não esqueça dos seus leads!

Após passar por todo o trabalho de criar o anúncio, fazer um bom formulário e veicular sua campanha, é fundamental ter um plano de acompanhamento dos leads gerados.

Tenha um plano bem definido de como abordar o lead com base nas informações que ele preencheu no formulário. Isso aumenta significativamente suas chances de converter esse lead em cliente!

E não estamos falando isso por falar, segundo estudo realizado pela Harvard Business Review, empresas que entram em contato dentro de 1 hora após a geração do lead tem 7 vezes mais chances de qualifica-lo do que aquelas que passaram da primeira hora.

E o número fica ainda mais impressionante com o passar das horas! O mesmo estudo indicou que a diferença sobe para 60 vezes no caso de empresas que esperaram mais de 24 horas para entrar em contato.

Teste os anúncios e otimize seus resultados
Lembre-se, é normal errar quando se está no começo, frente a uma solução desconhecida do Facebook, mesmo que você seja experiente com anúncios.

E é por isso que os testes são fundamentais! Faça testes à vontade, até que tenha a melhor versão possível de seu anúncio e formulário.

Para ter um bom acompanhamento de seus testes e saber o que funcionou ou não, você pode usar o recurso de teste A/B do Facebook.

Sempre que for criar um anúncio, o Facebook dará a opção de realizar um teste A/B, é bem simples.

Você basicamente cria duas versões do mesmo anúncio, com as modificações e testes que deseja fazer para validar alguma hipótese, como:

Se eu colocar X imagem terei mais conversões?

Para validar a hipótese, você pode testar um anúncio com a imagem X e outro com a imagem atual, exibindo a versão A para metade do público e a B para a outra metade, daí o nome teste A/B.

Com os resultados do teste, você consegue validar se sua hipótese estava certa ou errada e partir para o próximo teste! Até encontrar uma versão ideal para o anúncio.

Com todas essas informações você já consegue criar campanhas perfeitas no Facebook Lead Ads.

Mas saiba que existem vários outros tipos de campanhas além dessa que também podem ser muito rentáveis para a marca.

Fonte: Mlabs

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