Você sabia que a compra pelas redes sociais é mais frequente entre brasileiros? Por aqui, 43% dos consumidores usam esses canais para fazer compras, enquanto no mundo a média é de 30%. O gasto médio mensal dos brasileiros nas redes sociais é de R$ 466.

1. Crie conteúdos de qualidade
Como se destacar em meio a tantas empresas investindo nas redes sociais?

Para construir uma presença sólida nesses canais, é preciso produzir conteúdos de qualidade — e com constância. Por isso, conheça bem as necessidades da sua persona e faça publicações com respostas para os problemas dela.

Uma dica é criar um calendário editorial de postagens para manter a periodicidade, com temas e datas de publicação. Para empresas que estão presentes em diferentes redes sociais, é bom evitar o copia e cola. Mesmo que faça publicações sobre o mesmo assunto, convém fazer adaptações nos conteúdos, para adequá-los a canal.

Mesmo que essa publicação não resulte diretamente em uma venda, é uma maneira de criar autoridade no seu mercado de atuação. Assim, quando for comprar, certamente o público lembrará de você.

2. Tenha uma identidade visual
Sabe quando você vê uma imagem na internet e já sabe de qual empresa se trata? Isso acontece porque esse negócio tem uma identidade visual bem definida, o que também é importante para fortalecer sua marca.

Nas publicações, use imagens impactantes, o que é válido principalmente para redes de apelo visual, como o Instagram.

3. Responda todas as dúvidas
Se a ideia é criar um relacionamento com o público para vender mais, é preciso também dar atenção aos clientes. Responder comentários, tirar dúvidas, ficar atento ao inbox… Não deixe os potenciais consumidores no vácuo. Mostre-se disponível!

Se você não tem uma pessoa dedicada às redes sociais, responder mensagens o dia todo pode ser contraproducente, afinal há outras tarefas para realizar. Nesse caso, que tal reservar alguns momentos do dia para fazer isso?

Também dá para aproveitar outras funcionalidades das redes sociais para estimular as conversas. As enquetes do formato stories do Instagram são boas para isso, por exemplo.

4. Use o social commerce
Para vender mais nas redes sociais, empresas podem usar também o social commerce, que consiste em usar as redes sociais para fazer transações de um ecommerce de maneira integrada. A ferramenta é bastante popular no Instagram, por exemplo.

A ferramenta é uma boa ideia porque permite vender direto para o consumidor, sem usar intermediários. E aproveita o impulso de compra, já que o usuário não precisa deixar o aplicativo da rede social para ir até o site ou a outro app para fechar a compra.

Fonte: Resultados Digitais

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