Como destacar o seu e-commerce de moda em 2021

O segmento de moda é um dos mais presentes no meio digital. No ano passado, o setor ganhou destaque quando a maioria das lojas físicas precisou fechar devido à pandemia. Segundo um estudo publicado em junho de 2020 pelo Fashion Network e realizado pela Conversion, esse setor cresceu mais de 95% durante o período de isolamento.

No entanto, apesar de muito promissor, o e-commerce de moda apresenta diversas especificidades que devem receber uma atenção especial do empresário. Já no comparativo com um espaço físico, a loja virtual pode deixar a desejar no quesito experiência do cliente quando falamos em compra de roupas e acessórios. Por isso, é fundamental ter um planejamento estruturado visando uma boa experiência do cliente e melhores resultados para a sua empresa.

Confira alguns pontos que podem fazer a diferença no seu e-commerce de moda.

Tenha um foco definido
No mundo dos negócios, é essencial ter um foco bem definido acerca do público que você quer atingir. Para um e-commerce de moda não é diferente. Ofereça produtos que estejam bem alinhados com o seu público-alvo e evite ter uma gama muito grande de peças se você ainda não está bem consolidado no mercado.

Não adianta querer trabalhar com produtos adulto e infantil se você ainda não conquistou nenhum dos segmentos. Escolha quem você deseja atingir e invista todas as fichas para esse público. Dessa forma, ficará mais simples alinhar estratégias de marketing, gerenciar estoque e tantos outros processos da empresa. Lembre-se, nesse caso, menos é mais.

Destaque avaliações
Ao entrar em uma loja física de moda e acessórios, o cliente interessado em uma calça, por exemplo, pode tocar na peça, prová-la, perceber sua qualidade, seu caimento e conforto, além de ouvir opiniões acerca do produto. No caso de um e-commerce de moda é essencial investir em uma estratégia que destaque as avaliações de outros clientes. Essa é uma maneira de conferir mais credibilidade à sua loja virtual e fortalecer a confiança em suas peças, de forma a facilitar a decisão de compra dos seus consumidores.

Após o recebimento de uma compra, envie ao cliente um e-mail incentivando-o a deixar uma avaliação honesta do produto no seu site. Uma boa dica é ofertar um cupom para a próxima compra caso ele escreva sobre o produto que acabou de receber. Com essa estratégia, você contribui para fidelização do cliente e ainda mantém as avaliações dos produtos atualizadas no seu site.

Invista no marketing digital
A estratégia de marketing digital é crucial para transformar os resultados do seu negócio. Veja-a como um investimento obrigatório e procure bons profissionais para te ajudar nesse processo. Com um planejamento bem estruturado, é possível melhorar sua visibilidade orgânica e paga no Google, aumentar os acessos diários do seu site e atingir de forma direta o público que você busca. Utilizando o remarketing, por exemplo, o visitante que não fechou uma compra no seu site poderá receber ofertas exclusivas para que ele retorne e efetue o pedido.

Além disso, se apostar no inbound marketing, começará a captar novos leads e potenciais clientes para o seu negócio, bem como novas oportunidades de vendas. Outro ponto positivo é a inteligência que esse tipo de estratégia proporciona, você vai entender muito melhor o que os consumidores estão buscando e fazer ofertas realmente atrativas. E é nesse momento que surge mais uma dica para o seu e-commerce de moda.

Utilize automações inteligentes
Ao mapear a jornada do seu cliente, você entenderá qual é o momento ideal de compra e qual é a solução que ele busca. Nesse sentido, é possível enviar e-mails personalizados de acordo com o gosto do seu consumidor. Dessa forma você cria ofertas exclusivas para aqueles que mais engajam com sua marca e reaproxima os clientes que não interagem com a empresa há algum tempo.

Outra possibilidade que fará a diferença no seu negócio é a automação do abandono de carrinho. Se o cliente escolheu produtos e desistiu de fechar a compra, vale a pena enviar a ele um incentivo para finalizar o pedido. A automação de abandono de carrinho irá te ajudar a recuperar parte das vendas que seriam esquecidas no checkout.

Preocupe-se com o visual
Assim como dito anteriormente, a experiência do cliente em uma loja online é diferente do ponto físico e esse problema pode ser potencializado no e-commerce de moda. Nesse contexto, o visual da página precisa estar de acordo com o estilo que sua marca possui, além de conversar com o estilo do público que você deseja alcançar. Portanto, invista em uma empresa especializada na criação de lojas virtuais. Eles saberão fazer uma construção perfeita, unindo boa comunicação e navegação.

As fotos das peças também precisam transmitir algo muito próximo à realidade, explorando diferentes ângulos dos produtos e proporcionando uma noção mais realista da cor, tecido e caimento. Quanto mais o cliente sentir que aquele produto ficará bem nele, melhor. Além disso, sempre mantenha um guia de medidas para ajudar o cliente a escolher o tamanho ideal. Isso dará confiança para fechar a compra e, claro, não se frustrar na hora que receber o pedido

Fonte: Ecommerce Brasil

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